BROMELIACEAE

Neoregelia brownii Leme

Como citar:

Miguel d'Avila de Moraes; Tainan Messina. 2012. Neoregelia brownii (BROMELIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

CR

EOO:

61,986 Km2

AOO:

12,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica do Brasil (Forzza et al., 2012), ocorrendo exclusivamente no Estado de Minas Gerais (Leme, 1998; Versieux, 2005, Forzza et al., 2012). Leme (1998) e Versieux (2005) indicam a existência de um único material desta espécie, proveniente da Serra do Brigadeiro, leste de Minas Gerais, atestando até o momento um endemismo restrito a essa cadeia de montanhas. A espécie ocorre normalmente na faixa altitudinal que varia de 1140 a 1800 m de altitude (Versieux, 2005), ocorrendo numa média de 1300 m (Leme, 1998).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(iii)+2ab(iii)
Categoria: CR
Justificativa:

?<i>Neoregelia brownii </i>é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente no Estado de Minas Gerais. A espécie tem distribuição extremamente restrita (EOO=53,47 km²; AOO =12 km²), e está sujeita a apenas uma situação de ameaça.<i> N. brownii</i> é conhecida somente em uma localidade, denominada Serra do Brigadeiro. Pode ser encontrada em Matas Nebulares e bordas da transição destas formações com as formações campestres dos topos da serra. Apesar de estar protegida por uma unidade de conservação (SNUC) de proteção integral, a atividade no entorno da unidade vem resultando no declínio contínuo na qualidade do hábitat da espécie. <i>N. brownii </i>foi avaliada como "Criticamente em perigo" (CR).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Pabstia 8(1): 3 (1997). Neoregelia brownii é uma espécie morfologicamente muito próxima de Neoregelia bragarum, diferindo pelos catáfilos que recobrem os estolhos mais curtos e obtusos (não-alongados e acuminados), folhas externas da roseta foliar com lâminas sublineares e não manifestamente distintas em relação as mais internas, incluindo o ápice, sépalas assimétricas, mais altamente concrescidas na base e com ápice obtuso (Leme, 1998).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: A espécie foi considerada "Rara" (Giulietti et al., 2009).

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: A espécie pode ser encontrada em matas nebulares e bordas da transição destas formações com os campos de altitude/ campos rupestres situados sobre as montanhas da Serra do Brigadeiro (Leme 1998; Versieux 2005).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Planta herbácea, ocorrendo em matas nebulares e bordas da transição destas formações com os campos de altitude/ campos rupestres situados sobre as montanhas da Serra do Brigadeiro (Leme, 1998; Versieux, 2005).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture local high
Extensas áreas da Serra do Brigadeiro tem sido historicamente devastadas para o cultivo do café e para a criação de animais. A perda e degradação de seu habitat, constituem então as maiores ameaças a perpetuação de N. brownii (Biodiversitas, 2005).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (Leme, 1998; Versieux, 2005).
Ação Situação
5.7.1 Captive breeding/Artificial propagation on going
Existe um único exemplar, clone do espécime-tipo (Leme, 1998).